Negócios

Conheça os benefícios de trabalhar na lotérica

Muitas pessoas estão em busca de um emprego bom que te traga estabilidade financeira e que proporcione também tempo para desfrutar do dinheiro recebido. Conheça os benefícios de trabalhar na lotérica e saiba se você se encaixa nesse perfil de trabalho. Entenda como é a rotina de um funcionário lotérico.

Conheça também as suas funções, responsabilidades, carga horária e se existem metas a cumprir. Ou seja, tudo que você precisa saber sobre trabalhar em lotérica e seus benefícios. Vamos te explicar de maneira bem simples e objetiva. Então, se você está em busca de um trabalho na lotérica, descubra agora mesmo toda rotina dos funcionários.

O que é preciso para trabalhar na lotérica?

As lotéricas apesar de serem oficialmente da Caixa Econômica Federal não exigem nenhum tipo de concurso para contratação de seus funcionários. Isso porque toda parte burocrática de contratação de funcionários fica na responsabilidade do empresário lotérico, não existe vínculo com a Caixa Econômica Federal. 

Dessa maneira, você que pretende trabalhar em uma lotérica só precisa verificar se há alguma em sua região que esteja precisando de funcionários e deixar seu currículo com o responsável por avaliar os candidatos. Experiência como operadora de caixa, atendente, entre outras funções que tenham contato com público, fazem diferença na hora da contratação.

Quais as principais funções na lotérica?

As principais funções são o atendimento direto com o público. As operadoras de caixas não têm somente a função de cobrar os serviços, elas são responsáveis por recepcionar as pessoas e atrair cada vez mais o público através da simpatia e educação do atendimento. 

E não para por aí! Além dessas funções, as operadoras de caixa lotéricas precisam organizar o local de trabalho, entender de jogos da loteria federal e entender de alguns tipos de cálculos bancários para cobranças de juros e outros encargos. São inúmeras subfunções que podem ser aprendidas através de um treinamento inicial. 

Porém, muitas lotéricas preferem funcionários com experiência nessa área, ao invés de oferecer um treinamento para os iniciantes. O que infelizmente causa muita dificuldade na ocupação desse cargo. Hoje existe até mesmo um curso preparatório para operadora de caixa, que pode ser muito válido na hora de buscar por uma vaga na lotérica. 

Quais são os benefícios de trabalhar na lotérica?

Separamos para você alguns benefícios de trabalhar na lotérica que podem esclarecer suas dúvidas a respeito desse trabalho. Acompanhe com atenção os benefícios a seguir e decida se você se encaixa nesse tipo de trabalho:

  • Registro em carteira

Sem sombra de dúvidas o registro em carteira, com todos os direitos do trabalhador, é um benefício muito importante. Garante mais tranquilidade quando temos um contrato assinado com uma empresa, mesmo que seja de experiência inicialmente. O registro nos traz mais tranquilidade, garantindo muitos outros benefícios do trabalhador. 

  • Salário fixo e pontual

Ter uma data estipulada para receber o seu salário, é também considerado um benefício, pois permite que você se organize para pagar suas contas mensais da melhor maneira. Sem atrasos ou alteração no valor do salário, permite que você realize compras parceladas, por exemplo, e se organize para pagar da melhor maneira. A média de salário de um operador de caixa de lotérica é de R$1.300,00 mensais.

  • Horário comercial 

Quem não adora trabalhar em horário comercial? Ter os finais de semanas e feriados disponíveis para lazer, descanso e passeios. É sem sombra de dúvidas um grande benefício ter um horário comercial no trabalho. Os funcionários lotéricos trabalham normalmente das 9h às 18h de segunda a sexta, com 1 hora de almoço disponível. 

  • Vale-alimentação

Estabelecimentos que tenham carga horária de 8h por dia devem disponibilizar horário de almoço de 30 minutos a 2 horas. Essas questões e também o valor de vale-alimentação são acordadas no contrato de trabalho de cada estabelecimento. Normalmente as lotéricas disponibilizam sim, vale alimentação para seus funcionários, pois prezam pelo bom relacionamento de trabalho. 

  • Vale-transporte

Diferente do vale-alimentação, que pode ser uma opção pelo empregador, o vale-transporte é obrigatório. Esse benefício é concedido para o trabalhador para se locomover até seu trabalho diariamente, é descontado apenas uma pequena porcentagem do salário, e não o valor total de transporte. 

Com essa pequena análise de benefícios de trabalhar na lotérica, você pode entender melhor e decidir se esse pode ser seu futuro emprego. 

Veja também

Botão Voltar ao topo