CuriosidadesDicasNegócios

Lotérica dá lucro? Saiba qual o lucro médio mensal

Se você está se fazendo essa pergunta, seja por curiosidade, ou quem sabe interesse em abrir uma lotérica, acompanhe tudo que separamos para você! Será que abrir lotérica dá lucro? Como funciona o processo de abrir uma lotérica no Brasil? Vamos te explicar da melhor forma, tudo que você quer saber sobre abrir uma lotérica e se pode trazer lucro para sua vida.

Saiba melhor como é a relação de documentos necessários e se precisa investir um capital. Afinal, o que é necessário para se abrir uma lotérica? São muitas questões sobre esse assunto, separamos algumas respostas para tirar algumas das suas dúvidas agora mesmo. Se você quer saber como se tornar um empresário lotérico, veja a seguir!

Como funciona uma lotérica no Brasil?

As casas lotéricas comercializam diversos serviços e produtos credenciados pela Caixa Econômica Federal. Além dos produtos da Caixa, os chamados produtos lotéricos, que são os jogos da loteria, existem os serviços prestados. Como recebimentos de contas, água, luz, energia, telefone, recargas de celulares, pagamentos de benefícios do Governo, como Bolsa Família e Seguro Desemprego, saques, depósitos e até abertura de conta.

Como abrir uma lotérica no Brasil?

É importante esclarecer, de forma bem simples, que além do local para funcionar a lotérica no seu município, você precisará de um capital para investir. Hoje o valor da taxa de permissão é de aproximadamente R$30.000,00 (trinta mil reais). Esse é o primeiro passo para você que está querendo se tornar um empresário lotérico. Todos os equipamentos e produtos para comercialização são oferecidos pela Caixa. 

O segundo passo é ficar atento ao edital para o processo de licitação para abertura de novas casas lotéricas. Esse edital é realizado pela própria Caixa, quando é verificado um local com necessidade de uma nova lotérica. Para participar é bem simples, não é exigido faculdade nem cursos, apenas ter mais 18 anos e ensino médio completo. 

O que pode somar na escolha dos candidatos é a experiência profissional na área de gerência de lojas e liderança em vendas. Outro ponto importante, é a questão dos funcionários, que são as operadoras de caixa da lotérica. São de responsabilidade do empresário lotérico a contração e toda parte burocrática, tudo com autorização da Caixa Econômica Federal. 

Abrir lotérica dá lucro?

Vamos ao que interessa, abrir uma lotérica vem sendo um bom negócio para muitos empreendedores. A busca por essa oportunidade é sempre muito concorrida. Por isso, se você pretende ingressar nessa área já sabe os primeiros passos e que não é fácil. De acordo com algumas pesquisas realizadas, um empresário lotérico tem o lucro aproximado de 10 mil a 30 mil reais

Esse valor pode variar por diversos fatores, sendo que a localização da lotérica é o principal fator. Locais de maior movimento, de centro, de fluxo maior de pessoas, têm o lucro maior. Logo, a comissão repassada para o empresário lotérico será maior. As comissões são variadas de acordo com os produtos e serviços vendidos, cada produto tem seu valor de comissão. 

Portanto, se está pensando em abrir uma lotérica, a importância da localização da nova lotérica é realmente relevante. Mais uma dica para você que está interessado em entrar para esse meio. Todo novo empresário quer destaque, quer gerar reconhecimento e crescimento na sua empresa, e claro, lucro. Para que isso seja possível é necessário muita organização e boa administração desde o início.

Organização e planejamento para abrir uma lotérica

O maior foco é os seus funcionários, que deverão ser bem escolhidos, treinados e sempre orientados. Reuniões antes do início do expediente são sempre bem-vindas, reuniões motivacionais e com boas energias. Dessa forma todos terão um ótimo dia de trabalho, com atenção e trazendo assim mais clientes e lucro para a lotérica. Parece óbvio, mas o que torna um ambiente agradável, e muito mais frequentado, é o atendimento. 

Dessa forma, priorize o atendimento, esteja sempre presente, orientando e ajudando seus funcionários. Não se torne um empresário ausente, que só aparece de vez em quando, muitas vezes para dar broncas. Tente tornar prazeroso trabalhar na sua lotérica, essa energia irá trazer bons resultados nos seus lucros, pode ter certeza disso.

Esteja sempre atento ao funcionamento de sistemas e equipamentos, para evitar atrasos e filas. Entenda que tudo será de sua responsabilidade. Quando houver qualquer tipo de problema entre em contato com a administração da Caixa o mais rápido possível para solucionar e não interferir no seu atendimento. 

 

Veja também

Botão Voltar ao topo