NegóciosVariadas

Trabalhar em lotérica ganha bem?

Para quem está em busca de um novo trabalho e quer saber tudo sobre lotéricas, leia essas super informações. A maior dúvida das pessoas é: será que trabalhar em lotérica ganha bem? Por isso, separamos muitas informações importantes para te auxiliar nesse momento.

Saiba agora mesmo tudo o que você precisa saber para se candidatar a essa vaga de emprego. Será que o trabalho na loteria é um trabalho vantajoso? Descubra isso e muito mais. Se você está pensando em se candidatar para uma vaga, tem interesse e quer saber mais sobre trabalhar em lotérica, vamos te dar uma grande ajuda!

Lembrando que essa é uma área que existe há muito tempo, porém ainda existem algumas dúvidas sobre como é trabalhar em uma lotérica, essa dúvidas serão esclarecidas a seguir. Dessa maneira você poderá fazer uma análise e verificar se essa área é realmente interessante para você. 

Como é o trabalho na lotérica?

Trabalhar em uma lotérica não é tão simples como parece, para quem olha de fora. As atendentes de caixa estão sempre sorridentes, sentadas, confortáveis e muito simpáticas. Mas o trabalho em si, vai muito além disso. Pontualidade e muita organização, o trabalho começa antes mesmo das portas se abrirem, lá dentro é preciso muita organização e preparação para o dia de trabalho. 

Limpeza do local de trabalho, conferência de produtos em seu devido lugar, contagem e revisão de trocados e fundo de caixa. Isso é apenas uma parte das funções de quem trabalha na lotérica. Não é tão simples trabalhar diretamente como um correspondente bancário, receber faturas, contas, depósitos, realizar cálculos de juros, de acréscimos. Enfim, deve se ter muita força de vontade em sempre aprender aplicar as devidas cobranças de maneira correta. Além de oferecer também os produtos da Caixa Econômica Federal sempre, pois é preciso alcançar uma meta mensal.

Por isso, engana-se quem pensa que tudo é receber e fazer os joguinhos da loteria federal. Tudo muito fácil e simples, um trabalho muito tranquilo e sem estresse, na verdade isso não existe. Cada lotérica tem suas características, sua rotina e forma de trabalhar, mas a maioria segue esse padrão descrito acima. 

Qual é o horário de trabalho na lotérica?

O horário de funcionamento pode variar bastante. O mais comum é o horário comercial, das 9h às 18h, de segunda à sexta. Porém, hoje existem lotéricas que funcionam até às 19h e também aos sábados. Cada lotérica aplica uma maneira diferente de trabalhar e atender as necessidades em sua região de atuação.

Na sua cidade podem existir lotéricas de diferentes maneiras, e formas diferentes de trabalhar, mas de maneira geral o horário de funcionamento é esse, pois acompanham o funcionamento dos bancos. Os horários são muito bons e por isso, trabalhar em uma lotérica se torna atraente para muitas pessoas, sempre respeitando horário de almoço dos funcionários, feriados e também datas festivas.

Precisa de curso para trabalhar em lotérica?

Cada empresário lotérico responsável pela contratação de seus funcionários selecionam os seus futuros funcionários de maneira diferente. Há quem contrate somente quem possui experiências na área, já outros que exigem apenas experiência em operação de caixa. E atualmente existe um curso preparatório para trabalhar como operadora de caixa. 

Nada disso é obrigatório, pois é possível contratar mesmo sem nenhuma experiência anterior e oferecer um treinamento para os novos funcionários, tornando assim uma equipe com a cara daquela lotérica, que trabalha exatamente como foi ensinado, sem vícios e manias anteriores. Dessa forma, o empreendedor torna o ambiente de trabalho mais agradável, com funcionários satisfeitos que trabalham felizes e orgulhosos da empresa.

Infelizmente no mercado de trabalho é muito raro locais que selecionam dessa maneira seus funcionários, que queiram ensinar uma profissão e preparar sua equipe. Mas ainda existem lugares que prezam por qualidade de atendimento e de serviço prestado, são poucos, mas ainda existem.

Trabalhar em lotérica ganha bem?

Vamos ao salário de um funcionário de lotérica. Existem variações de salário em cada região, mas fica em torno de R$1.200,00 a R$1.400,00. Também pode ter alguns benefícios que é oferecido por conta de cada lotérica, como vale-alimentação, plano odontológico, plano de saúde e auxílio creche, por exemplo.

Não é regra ter esses benefícios, pois eles variam de acordo com cada local de contratação. Apenas o vale-transporte é obrigatório pelo empregador, outros benefícios são definidos no contrato de trabalho no ato do registro e são opcionais. Por isso, sempre pergunte e se informe sobre tudo.

Podemos dizer que o trabalho não é tão fácil como parece ser, e paga um salário razoavelmente justo, tudo vai depender da necessidade pessoal de cada pessoa. Tem seus benefícios, porém não permite um salário muito alto, e nem crescimento na carreira, por não ter muitos outros cargos a ocupar. Talvez haja outras oportunidades na área administrativa, ou financeira da lotérica.

Portanto, se você quer um salário que seja fixo, esse emprego realmente te trará essa oportunidade. Mas se pensa em crescimento na carreira, terá que se dedicar a estudar nas horas vagas e seguir outra carreira. Nada impede de um dia você também se tornar quem sabe um empresário lotérico e ter sua própria lotérica.

Como deixar currículo para trabalhar na lotérica?

As contratações são feitas pelos próprios responsáveis pela lotérica, chamados de empresários lotéricos. E não tem vínculo nenhum com a Caixa Econômica Federal, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Portanto, para se trabalhar em uma lotérica você deve ficar atento a novas vagas. 

Também é importante estar sempre se informando e perguntando. Quando surgir uma vaga, basta encaminhar o seu currículo por um site determinado, ou deixar diretamente na lotérica com alguém responsável por receber os currículos. Os requisitos para preencher a vaga, experiência ou curso, ficará por conta de cada contratante.

Não é difícil se candidatar, mas é uma vaga bem concorrida, por ter benefícios de salário fixo, horário comercial e trabalhar de acordo com os horários bancários. Por todos esses motivos, logo que surge uma vaga, rapidamente é preenchida. Um emprego é sempre um bom emprego, basta você saber administrar o seu salário de acordo com suas necessidades pessoais. 

Veja também

Botão Voltar ao topo