Curiosidades

10 Curiosidades Sobre os Sorteios das Loterias

Saber que o brasileiro é um povo apaixonado por jogo de loteria, isso todo mundo já sabe, só que existem algumas curiosidades sobre os sorteios que precisam ser ditos e que poucos apostadores conhecem.

E diante de tantas curiosidades, o brasileiro já pode sim, ser colocado entre os maiores apostadores em todo o mundo. As loterias já fazem parte do dia a dia de praticamente todo brasileiro.

Um pouco da história das loterias no Brasil

Tudo teve início no ano de 1784, na antiga cidade de Vila Rica, cidade que hoje recebe o nome de Ouro Preto no Estado de Minas Gerais.

O primeiro regulamento para este tipo de jogo de loteria aconteceu no dia 27 de abril de 1844. E atualmente as Loterias são administradas pela Caixa Econômica Federal.

Isso aconteceu a partir do ano de 1961, onde ficou decidido que a responsabilidade por estes jogos seria exclusivamente da União.

10 curiosidades sobre os sorteios das loterias

Diante do pouco que vimos sobre a história das loterias, muitas curiosidades com o passar dos anos foram surgindo. E com elas, fatos acontecidos e comprovados que poucas pessoas conhecem.

1- Para que os sorteios possam se realizar, os mesmos deverão acontecer sempre no Caminhão da Sorte. O mesmo é responsável por visitar muitas cidades durante todo ano e divulgar os resultados finais.

2- Ao chegar a determinada cidade, as pessoas que ali residem podem e devem ajudar na realização dos sorteios. Ajuda essa que pode ser fiscalizando ou fazendo o acionamento do globo.

3- Caso aconteça algum tipo de problema com o globo oficial do sorteio, logo será rapidamente solucionado já que existe outro globo reserva sempre a disposição fazendo com que o sorteio seja realizado.

4- Para que o sorteio seja facilitado, as bolas têm uma cor específica reconhecidas por finalizarem por números determinados como:

  • As bolas vermelhas têm o final 1;
  • As bolas amarelas têm o final 2;
  • As bolas verdes têm o final 3;
  • As bolas marrons têm o final 4;
  • As bolas azuis têm o final 5;
  • As bolas rosas têm o final 6;
  • As bolas pretas têm o final 7;
  • As bolas cinzas têm o final 8;
  • As bolas laranjas têm o final 9;
  • As bolas brancas têm o final 0.

5- A organização das bolas pode ser feita em forma de colunas que variam de 100, 80 ou 60 bolas. Podendo variar dependendo da modalidade sorteada.

6- As bolas são colocadas de forma automática no globo, e o mesmo poderá ser acionado com a ajuda de alguém que esteja na plateia para serem misturadas.

7- Após as bolas serem retiradas do globo, jamais poderão voltar para ele já que as mesmas vão ser fiscalizadas logo após o sorteio, ou seja, elas vão ser conferidas.

8- A fiscalização de todos os veículos usados para os sorteios das loterias, no caso, o Caminhão da Sorte, são realizados sempre a cada 3 meses pelo INMETRO.

9- Os sorteios considerados os principais e os mais esperados são:

  • Mega Sena, sempre realizado nas quartas e sábados;
  • Quina, segundas e sábados;
  • Lotofácil, segunda, quarta e sexta.

10- A forma de como os sorteios e apostas são realizadas estão muito bem planejadas e usando a melhor tecnologia possível. Principalmente pelo fato de não precisar sair de casa para fazer uma aposta se pode fazer isso de forma online.

Veja também

Botão Voltar ao topo