Curiosidades

História das Loterias no Brasil – Como Tudo Começou

Uma das maiores curiosidades dos apostadores é sobre a história das loterias no Brasil, sendo assim me senti na obrigação de trazer um pouco dessa história aqui para você conhecer. Sente-se e se acomode que é bem interessante.

História das Loterias no Brasil

A história das loterias são bem antigas, a primeira que surgiu foi em terras tupiniquins em 1784, em Vila Rica, que era capital de Minas Gerais.

Depois dai foi se espalhando por todo o Brasil. Com dinheiro ganhado foram feitos diversos outros prédios públicos, como Santa Casa, orfanato, cadeias, mercados, etc.

As loterias se tornaram muito populares na época e por conta disso foi criado em 27 de abril de 1844 alguns regulamentos para seu funcionamento. Esse regulamento foi feito pelo próprio Dom Pedro II.

Um pouco mais para frente da história, Jânio Quadros presidente do Brasil, determinou em 1961 que o governo federal seria responsável por todas as loterias e apostas, incluindo seu funcionamento. E foi nesse momento que se criou o modelo de hoje, onde a Caixa administra as lotéricas e os sorteios.

A primeira loteria comercializada pela caixa foi no ano de 1962, sendo que o primeiro concurso aconteceu em 15 de setembro, no Rio de Janeiro.

História das Loterias no Brasil

Da data foram sorteadas as seguintes dezenas:

1º prêmio – 05349 (galo),

2º prêmio – 38031 (camelo),

3º prêmio – 26492 (urso),

4º prêmio – 25151 (galo)

5º prêmio – 01416 (borboleta).

A Mais Famosa

Se tratando da mais famosa loteria do Brasil, a Mega Sena, nasceu em 1996. Logo no seu primeiro concurso no dia 11 de março, o prêmio não saiu e o valor foi acumulado. As 6 dezenas só foram acertadas no segundo concurso, onde uma pessoa levou sozinha R$2.307.162,23.

Se a mega-sena faz muito sucesso ao longo dos anos, quem está ainda melhor em popularidade é seu “prima” a Mega da Virada.

Ela surgiu em 2008 e é responsável pelos maiores prêmios da história do país. E o maior prêmio já sorteado no Brasil foi de R$263.295.552,64, num sorteio realizado em 31 de dezembro de 2014. Nesse concurso houve 4 ganhadores.

No momento atual a Caixa é responsável pelos seguintes jogos: Loteca, Mega-Sena, Lotofácil, Loteria Federal, Lotogol, Lotomania, Quina, Loteria Instantânea, Dupla-Sena e a Timemania.

As loterias administradas pela caixa patrocinam o FIES, o famoso fundo estudantil superior. Além do comitê Paraolímpico Brasileiro.

 

Veja também

Botão Voltar ao topo