Curiosidades

Loterofilia – Saiba Tudo Sobre Este Incrível Hobby

Se sabe que no Brasil muitas pessoas apostam nas mais variadas loterias, isso faz com que os jogos de loterias seja uma das paixões que o brasileiro tem, diante disso, muitos desses apostadores passam a colecionar os bilhetes de loterias, sendo conhecidos como Loterofilia.

A paixão que brasileiro tem por jogos de loteria já vem de muito tempo atrás, e toda essa paixão só aumenta à medida que novas loterias vão sendo criadas no decorrer dos anos.

Só que este tipo de prática chamada Loterofilia ainda é algo bastante restrito e muito pouco conhecido, já que muitas pessoas ainda não têm este tipo de hábito em colecionar bilhetes de loterias.

Tudo ainda funciona de forma bastante amadora e rústica, ou seja, é através de pequenos grupos formas e com agora a ajuda do whatsapp, que os poucos membros se comunicam e buscam mais bilhetes para suas coleções.

Mais o que é Loterofilia?

Ficar aqui falando por alto de coleção de bilhetes de loteria, de amantes de loteria, não adianta muito se não deixarmos claro o que é realmente a Loterofilia.

Pois bem, a Loterofilia é um tipo de movimento formado por pessoas, ou melhor, colecionadores de bilhetes de loterias. Trata-se de uma tipo de hobby que muitas pessoas tem, mas, que está perdendo cada vez mais adeptos com o passar dos anos.

Quem faz parte da Loterofilia, busca cada vez mais recrutar novos membros e adeptos deste hábito tão particular que na verdade se transformou em uma verdadeira paixão para quem coleciona bilhetes de loterias.

Este é um tipo de hobby não é muito conhecido, mas movimentos relacionados ao lançamento de álbuns, inclusive da própria Caixa Econômica Federal em querer lançar um álbum para colecionadores desses bilhetes de loterias se tornaram um ato diferenciado.

Infelizmente o lançamento do álbum para os colecionadores e amantes dos bilhetes de loterias ficou cada vez mais difícil, já que existe muita burocracia, assim como, dificuldades financeiras para tal ação.

Loterofilia
Série de extrações da Loteria Federal do Brasil de 1971, celebrando diversos vultos da história do Brasil, como este bilhete em homenagem ao Padre José de Anchieta, fundador da cidade de São Paulo. (Reprodução/loterofilia.com.br)

Já teve algum álbum de Loterofilia lançado no Brasil?

Devido o movimento dos colecionadores de bilhetes de loteria, ter ganhado um pouco mais de força e visibilidade, nos anos 80, mais precisamente em 1986, foi lançado o primeiro álbum de Loterofilia do país.

Era um álbum exclusivo para os colecionadores de bilhetes de Loterias Federais no país. O mesmo foi confeccionado e ofertado na época pela Casa Luongo Loterias.

Na verdade essa foi uma forma de oferecer um brinde a todos os colecionadores e principalmente clientes da mesma. Mesmo com a tiragem tendo sido pequena, exemplares deste álbum ainda podem ser encontrados.

A partir daí o movimento da Loterofilia no país ganhou um pouco mais de força, só que infelizmente aconteceu o falecimento de dois dos principais membros da Associação que começara a surgir.

Membros que eram o Professor Beiriz e Jamil Roll do Amaral, onde o primeiro era do Rio de Janeiro e o segundo do Rio Grande do Sul.

Caso você queira se aprofundar mais no assunto e ter acesso a raríssimos bilhetes de loterias, sugerimos que acesse um site totalmente dedicado ao assunto. https://www.loterofilia.com.br/

 

Veja também

Botão Voltar ao topo