Curiosidades

Ganhar na Loteria Paga Imposto?

Ganhar na Loteria Paga Imposto? Ganhar na loteria é o sonho da maior parte da população mundial. No entanto, ainda há uma dúvida que perturba muita gente. A dúvida é se ganhar na loteria paga imposto ou não.

Ganhar na Loteria Paga Imposto

Imagine você ganhar um prêmio milionário e ter que pagar um imposto em cima desse valor. Realmente é um valor absurdo, muito caro. Então esse medo de que se ganhar na loteria paga imposto faz sentido.

Ganhar na loteria paga imposto ou não?

Ganhar na loteria paga imposto sim, mas uma ótima notícia é que esse imposto não é pago por você.

No Brasil os prêmios da loteria são tributados, mas o valor apresentado como premiação já está com o imposto recolhido pela Caixa, que é a responsável. Dessa forma, ao ganhar na loteria você receberá o valor integral da premiação.

Como funciona a Mega Sena?

Na Mega Sena a porcentagem destinada à premiação é de 46%. Dessa porcentagem o vencedor do prêmio recebe cerca de 32%. Mas daí você pode se perguntar o porque desses valores e o que acontece com o restante da porcentagem, certo?!

Bom, os outros 54% que são arrecadados com a venda dos bilhetes da Mega Sena são destinados a programas educacionais, seguridade social e também para o fundo penitenciário nacional.

E como fica o imposto de renda?

O imposto de renda não será cobrado sobre o valor líquido da premiação que você recebeu. No entanto, o valor da premiação e os rendimentos que forem provenientes dele devem ser declarados.

Se você adquirir uma casa e colocar para alugar, por exemplo, o valor que este imóvel te rende no aluguel deve ser pago o seu respectivo imposto de renda. Já a realização de investimento na poupança, por exemplo, não há imposto a ser tributado.

E nos outros países, como funciona?

Na maior parte dos países as loterias funcionam da mesma forma que no Brasil. O dinheiro já vem com o imposto descontado e o premiado não precisa mais pagar taxa alguma sobre o valor adquirido.

Mas há países que funcionam de forma um pouco diferente como no caso da Espanha, Alemanha, Portugal, e Estados Unidos.

A Espanha e Portugal funcionam da mesma forma quanto a tributação do valor premiado. Na Espanha o imposto é no valor de 20% para prêmios acima de 2.500 euros. Em Portugal mesma coisa, mas a única diferença é que os 20% é para prêmios acima de 5.000 euros.

A Alemanha age de forma coerente e justa. Em casos de loterias o premiado não paga impostos, mas em jogos de azar em que requer habilidade de quem joga para poder ganhar há uma tributação.

Nos Estados Unidos os impostos são em média de 40% do valor do prêmio, ou seja, para saber qual valor o premiado receberá é necessário abater esses 40% do valor anunciado.

Resumindo…

Então ganhar na loteria paga imposto sim, mas em alguns países, como no caso do Brasil, o valor da premiação já está anunciado com a dedução do imposto.

Já em outros locais há leis que regem a tributação de premiações ou há o pagamento alto do imposto sobre o valor anunciado.

 

 

 

Veja também

Botão Voltar ao topo