Curiosidades

Descubra como surgiu o Monopoly

Conhecido no território brasileiro como “Banco Imobiliário” e desfrutado por adultos e crianças através de diferentes gerações, o Monopoly é um jogo de mesa popular no mundo inteiro.

Embora tenha surgido nos Estados Unidos, o jogo não se comercializa apenas em inglês, senão que é produzido em mais de 20 idiomas e distribuído em ao menos 80 países. Calcula-se que ao redor de 500 milhões de pessoas têm jogado alguma vez uma partida.

O Monopoly é um dos jogos de tabuleiro mais populares de todos os tempos. Quer conhecer sua origem e como chegou ao Brasil? Confira!

Os antecedentes do Monopoly

Quem alguma vez participou do jogo na sua versão mais popular, sabe que para vencer na partida o objetivo é conseguir levar à falência todos os adversários através da compra e da acumulação de terras e de imóveis.

O que muitas pessoas desconhecem é que no jogo que inspirou o Monopoly, chamado The Landlord ‘s Game e criado por Elizabeth Magie em 1903, o mecanismo era diferente. A vitória coletiva se alcançava quando o jogador de menos dinheiro conseguia duplicar seus recursos.

Magie desenhou o jogo com o intuito de denunciar as problemáticas sociais que trazem a  desigualdade e a concentração de riquezas em poucas mãos.

The Landlord ‘s Game foi um sucesso na época, principalmente entre estudantes e acadêmicos. O jogo foi comercializado em várias cidades dos Estados Unidos e foi assim que o conheceu Charles Darrow, um homem que percebeu que poderia triunfar criando um produto novo baseado na criação de Magie.

O surgimento do Monopoly

Darrow era um vendedor que, vítima da crise econômica mundial do ano 1929, estava desempregado e sofria as consequências da terrível recessão que atravessavam os Estados Unidos.

Quando descobriu The Landlord ‘s Game, ele se inspirou nessa ideia e na garagem de sua casa criou um novo jogo com regras e objetivos diferentes. Em 1934 Darrow lhe apresentou sua criação aos executivos da Parker Brothers, uma empresa de entretenimento local, mas seu projeto foi rejeitado.

Ao invés de se desanimar, ele decidiu produzir o jogo sozinho. Com a ajuda de um amigo, fez 5000 versões à mão e as vendeu em diversas lojas de departamento de Boston, Nova Iorque e Filadélfia.

Quando isto aconteceu, a Parker Brothers percebeu que a ideia era um sucesso e decidiu comprar os direitos do jogo. Desta forma, em 1935 lançou o Monopoly.

Na década dos 90, esta empresa se transformou na Hasbro Gaming, instituição que continua comercializando o jogo baseado no intercâmbio e a compra-venta de imóveis até o dia de hoje.

A chegada do Monopoly no Brasil

Em nosso país, o jogo chegou no ano de 1944, quando a Hasbro repassou os direitos de produção e comercialização à empresa Brinquedos Estrela.

Com o passar do tempo a companhia estadunidense dissolveu o acordo com a firma local, passando a vender o jogo no Brasil com o nome original, Monopoly.

Porém, devido a que o Banco Imobiliário já era conhecido no Brasil, Brinquedos Estrela decidiu continuar com a produção fazendo modificações em algumas regras e no visual das peças e do tabuleiro, para marcar uma diferença com o jogo norte-americ

Veja também

Botão Voltar ao topo