TutorialVariadas

Como Saber o Número do Meu NIS? 4 Maneiras de Descobrir

Afinal de contas, como saber o número do meu NIS? Muitas pessoas acabam por confundir e não sabem exatamente como fazer isso. Pois bem, saiba que é fundamental saber esta informação já que ela é necessária para que você receba seus benefícios.

A sigla NIS significa Número de Identificação Social. Trata-se da mesma coisa que o PIS/PASEP que com certeza você já deve ter ouvido falar.

Como Saber o Número do Meu NIS

O cidadão brasileiro tem uma série de documentos os quais são de suma importância no decorrer de sua vida. Quando se trata da vida profissional eles se tornam ainda mais importantes como é o caso do NIS.

Ao iniciar sua vida profissional, o brasileiro precisa ser cadastrado no Número de Identificação Social, NIS. Isso faz com que todos os seus direitos estejam sempre preservados e garantidos.

Mas como saber o número do meu NIS? Esta é a grande questão já que muitos dos brasileiros não sabem nem onde procurar o número do NIS ou PIS/PASEP como é mais conhecido.

Sendo assim, vamos deixar aqui um pequeno passo a passo para que você consiga buscar o número do seu NIS adequadamente.

1 – Consultar em outros documentos

O trabalhador brasileiro tem uma série de documentos os quais consta o número do NIS. Como ele se trata de um documento de identificação social, o trabalhador faz o cadastro antes mesmo da assinatura de sua carteira.

Entre os documentos que você poderá encontrar o número do NIS temos:

– As Carteiras de Identidade mais novas onde o mesmo pode estar constando como PIS/PASEP. Lembrando que em modelos de RG mais antigos não consta;

No Cartão Cidadão;

– No Cartão Bolsa Família, valendo apenas para o beneficiário;

– Na sua Carteira de Trabalho onde o mesmo pode estar listado não só como NIS, mas também como PIS/PASEP ou até mesmo NIT;

2 – Consultar através do CPF

De forma online, a consulta do número do NIS é bastante fácil e simples de ser feita. Existe o endereço eletrônico https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/, caso peça algumas informações é só preencher, mas tudo pode ser feito bem fácil.

O endereço informado ainda oferece outras oportunidades de consulta bem interessantes.

3 – Consulta através do Telefone

O telefone ainda é uma das formas mais simples de como saber o número do meu NIS. Afinal, o mesmo pode ser conseguido através do número 135 que é do INSS.

Ao fazer a ligação serão pedidas as seguintes informações: o número do RG, do CPF e o seu nome completo.

4 – Consulta através de uma das Agências da Previdência Social

Ao se dirigir pessoalmente a uma das Agências da Previdência Social, será preciso que leve todos os seus documentos. Isso vai ajudar a obter a informação mais rapidamente.

Agora que você já sabe como saber o número do seu NIS não se esqueça da importância do mesmo. Ele é a garantia de que todos os seus benefícios sociais possam ser assegurados. Portanto, se você ainda não sabe o número do NIS busque por uma das alternativas acima.

 

Veja também

Botão Voltar ao topo