CuriosidadesVariadas

O Que é Título de Capitalização? Vale a Pena ou é Furada?

Quando o assunto é investimento econômico, um dos temas mais comentados diz respeito aos títulos de capitalização. Mas afinal, o que é um título de capitalização? E como eles funcionam?

Quando se fala em Título de Capitalização a primeira coisa que vem a cabeça das pessoas é a Tele Sena, mas saiba que existem muitos outros no mercado. Conheça agora.

O Que é Título de Capitalização

A definição mais precisa em relação ao título de capitalização é a de que ele corresponde a um título de crédito que é comercializado por instituições de capitalização.

O objetivo é constituir uma aplicação, porém ele também possui características lotéricas, capaz de efetuar o sorteio de prêmios de capitalização.

De uma maneira geral, é possível afirmar que o título de capitalização é uma economia de caráter programado, porém é um equívoco comparar ele com uma poupança, por exemplo.

Na verdade, o título de capitalização serve como uma opção para as pessoas efetuarem uma maior economia de dinheiro, constituindo assim capital para a compra programada de bens ou serviços, podendo assim fazer parte de sorteios com capacidade de aumentar bastante os seus valores acumulados.

Ou seja, o título de capitalização é uma alternativa financeira que possibilita a capacidade de economizar guardando de uma única vez, ou até mesmo de formas parceladas, uma parte significativa de renda.

Vale salientar também que um título de capitalização é diferente, por exemplo, de loterias. Essa diferença existe porque, com o título de capitalização, o valor que foi guardado pode retornar para o consumidor.

Lembrando também que esse retorno pode ser parcial ou até mesmo total. Além disso, esse valor que retorna é atualizado monetariamente de acordo com as condições gerais aprovadas pela Superintendência de Seguros Privados, que é a Susep.

Como funciona

Existem duas maneiras de comercializar os títulos de capitalização, que são por meio de pagamentos feitos de maneira única, conhecida como pagamento único, ou de forma periódica, que é conhecida também como pagamento mensal.

É válido destacar que, não importa a maneira que está a ser comercializado, um título deve ser vendido apenas por empresas de capitalização.

Após o pagamento único ou mensal do título, o capital que vai sendo acumulado recebe o nome de reserva matemática.

Aqueles que compram um título de capitalização ficam com o direito de resgatar parte da economia que está programada, bem como o direito de participar de sorteios de prêmios, de acordo com os termos gerais de contrato.

Compensa comprar títulos como investimento?

Existem algumas desvantagens ao se comprar títulos de capitalização como investimento. Uma delas é a de que tais títulos possuem rendimentos mais baixos que os da poupança. Além disso, há uma incidência de impostos sobre os rendimentos.

Então como investimento não é aconselhável, já que rende menos que a poupança e você fica impedido de retirar quando precisar para uma emergência ou até mesmo uma melhor oportunidade de negócio. O que já não acontece com a poupança já que você tem do dinheiro a sua disposição.

Então a dica é, investir no título de capitalização apenas como se fosse uma loteria, está é a melhor opção, pois você vai estar concorrendo a prêmios diversos.

Títulos de capitalização mais famosos

Existem alguns títulos que são bem conhecidos da população, alguns ainda funcionam e outros já não estão mais em operação. Mas vale relembrar.

PostalCap
PostalCap o mais novo título de capitalização dos Correios em parceria com o Banco do Brasil

 

BrasilCap
Título do Banco do Brasil

 

Pic
Pic é o título de capitalização do Itaú

 

Tele Sena
Talvez o Título de Capitalização mais famoso de todos é do grupo Silvio Santos, a Tele Sena

 

SuperXcap
SuperXcap da Caixa agora reformulado e com a Eliana de garota propaganda

 

PAPA TUDO
Famoso nos anos 90 o PAPA TUDO era febre na época e era apresentado por Cézar Filho, Xuxa e algumas vezes por Chico Anísio

 

Veja também

Botão Voltar ao topo