Tutorial

Como Declarar Prêmios das Loterias? Aprenda Passo a Passo

Como se sabe, fazer a declaração dos ganhos que temos durante todo o ano é um procedimento normal para os brasileiros, e você que ganhou algum prêmio de loteria também precisa entender como declarar prêmios das loterias.

Mesmo que você não precise normalmente fazer a declaração do Imposto de Renda, ou seja, se sua renda está abaixo dos padrões exigidos pela declaração, em caso de premiação de loterias, você precisa sim fazer a declaração de prêmios das loterias.

Como declarar Prêmios das Loterias?

Muitas pessoas acabam por se perder na hora de entender como declarar prêmios das loterias. É preciso entender que tudo que se ganha em relação aos prêmios de loterias, precisa ficar declarado em uma ficha chamada de Ficha de Rendimentos.

Não confunda Ficha de Rendimentos com Rendimentos Recebidos, é exatamente aí que as pessoas se confundem na hora de declarar os prêmios das loterias.

Caso você não saiba, os prêmios das loterias quando são repassados ao seu devido ganhador, já vem com o desconto do imposto que é em torno de 30%.

Ao fazer a Declaração de Imposto de Renda, não será preciso ser cobrado mais nenhum tipo de taxa de imposto, visto que, já terão sidos descontados os impostos no repasse do prêmio.

É importante que você saiba que o seu prêmio já estará tributado antes de você receber o valor, mais em caso de aumento de patrimônio, o mesmo deverá sim, ser informado na declaração.

A Receita Federal precisa saber, ou seja, precisa ser informada de que seu patrimônio seja financeiro ou patrimonial aumentou.

Informação precisa

Isso tudo é independente se o prêmio é em loteria, um concurso ou até mesmo em sorteio, todos esses tipos de prêmios precisam estar declarados sempre na Ficha de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, não esqueça. Caso contrário você estará informando de forma errada.

Tenha muito cuidado em como declarar prêmios das loterias, já que em casos de erros você poderá pagar multas muito pesadas, já que a receita federal está muito atenta a todos os movimentos e erros em declarações.

A grande facilidade é que pelo menos em relação a declaração de prêmios, os descontos já são tributados antes mesmo do ganhador receber o prêmio, isso é uma facilidade, mas, que precisa ser declarada de maneira correta.

O fato de você não precisar pagar mais imposto em cima do prêmio recebido, significa que quem oferece o prêmio é quem deve pagar o imposto, por isso é que quando o prêmio chega até o ganhador, ele já vem com os descontos feitos.

E para terminar…

Caso você tenha alguma dúvida maior, busque sempre a ajuda de um profissional que possa te orientar da melhor forma possível, já que quando se trata de declaração de prêmios de loterias, é preciso que a Receita Federal seja informada através da sua declaração de Imposto de Renda.

Sendo assim, esperamos ter ajudado a esclarecer mais um pouco sobre como declarar prêmios das loterias, facilitado ainda mais sua vida.

Veja também:

Quanto Pago de Imposto se Ganhar na Mega Sena

Como Investir no Mercado de Criptomoedas

Números da Sorte Para Apostar na Loteria

 

Veja também

Botão Voltar ao topo