CuriosidadesMega Sena

Se eu ganhar na Mega Sena quanto pago de imposto?

Ganhar um prêmio milionário na Loteria é um sonho que talvez atinga 99% da população, mas em meio a este oceano de fantasias surge uma curiosidade; Se eu ganhar na Mega Sena quanto pago de imposto?

Será que tenho que pagar imposto caso eu ganhe em uma loteria aqui no Brasil?

Aqui no Brasil os prêmios são sim tributados, mas a notícia boa é que o valor apresentado ao público já está com o imposto recolhido pela Caixa, ou seja você receberá o prêmio integral apesentando no momento da aposta.

A MEGA SENA

No caso da Mega Sena o mais incrível é que na verdade você recebe apenas uma parcela de tudo que foi arrecadado,  mais precisamente 32,2% de tudo o que foi arrecadado é que vai para o ganhador, do montante de 46% que é destinado aos prêmios. Os outros 54% do total arrecadado com a venda de bilhetes da Mega Sena são destinados a programas de educação, ao Fundo Penitenciário Nacional, e à Seguridade Social.

IMPOSTO DE RENDA

Você não terá de pagar imposto sob o prêmio líquido que tenha recebido, mas este valor deverá ser declarado no seu imposto de renda, e tudo o que for rendimento provido deste valor será tributado. Por exemplo, caso você adquira um imóvel com o valor do prêmio e o mesmo for alugado, você deverá pagar o imposto vindo da renda deste imóvel.

IMPOSTOS DAS LOTERIAS EM OUTROS PAÍSES

Na maioria dos países da Europa, os prêmios vindos de loterias também são taxados na fonte assim  como acontece no Brasil. Mas há algumas exceções, em que o prêmio anunciado  sofre um grande desconto antes de chegar às mãos do sortudo. Abaixo listamos alguns:

NA ALEMANHA

Na Alemanha todo jogo de loteria, ou jogo de azar- ou seja aquele que depende puramente da sorte e não de habilidades do jogador – é taxado na fonte. Ou seja, se você ganhar um prêmio na loteria na Alemanha, você não precisa pagar impostos sobre ele, mas se ganhar um prêmio no pôquer por exemplo, que é considerado um jogo que pode mudar conforme a habilidade do jogador o seu prêmio será tributado, já que é um jogo de habilidade e não de azar e apessoa pode trabalhar com isto, dai o motivo desta lei. Veja aqui como você pode ganhar dinheiro com poker.

ESPANHA E PORTUGAL

Portugal e Espanha são um dos pouquissimos países em que o sortudo de alguma loteria deve pagar impostos sobre o valor do prêmio ganho no jogo. Na Espanha, é aplicado um imposto de 20% sobre  prêmios acima de 2.500 Euros (cerca de R$ 10.000,00).

Já em Portugal o imposto devido é também é de 20%, mas o valor para pagar este imposto é de prêmios acima 5.000 Euros (cerca de R$ 20.000,00).

LOTERIA AMERICANA

EUA é um dos países onde prêmios de loterias tem os maiores descontos devido a taxas. Em alguns estados os impostos representam 25% do prêmio, mas maioria deles  esta taxação chega a ser de 39,6% do valor ganho pelo apostador.

Ou seja, para saber o valor do prêmio líquido que você receberá em caso de um bilhete premiado seja o seu, você deve descontar quase 40% do valor do prêmio anunciado.

Mas o interessante é que os prêmios pagos nas loterias americanas geralmente são sempre milionários, prêmios acima de 200 milhões de dólares são normais por lá, enquanto que aqui este valor só chega a este montante uma vez por com a Mega Sena da Virada.

 

Se eu ganhar na Mega Sena quanto pago de imposto?

 

Veja também

Botão Voltar ao topo