Curiosidades

Como São Feitas as Bolinhas dos Sorteios da Caixa

Milhões de pessoas sonham com o dia que vão ganhar na loteria. Na verdade a probabilidade disso acontecer é pequena, mas sonhar nunca é demais.

Entretanto, quantas vezes alguém já se perguntou como as bolinhas dos sorteios da Caixa são feitas? Pouquíssimos apostadores se atentam a esse quesito que é fundamental.

Como São Feitas as Bolinhas dos Sorteios da Caixa

Cada uma daquelas bolinhas deve possuir a mesma probabilidade de caírem na caçapa do globo. Se isso não é uma realidade quer dizer que um número tem mais chances de cair que outros o que não é justo para os apostadores.

Por esse motivo, a Caixa se preocupa com a fabricação das mesmas e as leva para inspeção do Inmetro periodicamente.

Gostaria de saber um pouco mais a respeito da confecção dessas bolinhas? Nas próximas linhas você vai descobrir como é feito esse processo.

Quem fabrica as bolinhas dos sorteios da Caixa?

A Caixa contrata uma empresa francesa especializada na fabricação dessas bolinhas. Mas não pense que ela apenas fabrica as bolinhas dos sorteios realizados aqui no Brasil, pois isso é um tremendo engano.

Ela também fornece esse mesmo material para loterias de estado de outros países como França, Espanha e Suíça.

Essa mesma empresa tem a responsabilidade de fabricar todos os equipamentos que são utilizados para a realização dos sorteios como os globos, por exemplo. O material utilizado tanto na confecção das bolinhas quanto dos equipamentos é de alta qualidade.

É feita alguma análise nas bolinhas?

A Caixa é uma empresa idônea que sempre busca realizar os sorteios das suas loterias de forma correta para que todos os apostadores tenham chances iguais.

Todas as bolinhas são feitas de borracha maciça e a cada dois meses o Inmetro realiza uma análise em todos os jogos de bola que são utilizados nos sorteios. Elas são levadas em maletas trancadas para garantir que nenhuma delas se perdeu ou foi adulterada.

Os técnicos do Inmetro vão medir a massa de cada uma delas bem como o tamanho e o peso que elas possuem. Elas precisam ser exatamente iguais para que nenhuma delas possua uma probabilidade maior de cair na caçapa que em outra.

Quando toda essa medição é finalizada o Inmetro emite um laudo metrológico para que a Caixa possa avaliar os resultados do trabalho realizado.

Ao fim de tudo isso as bolas voltam para a mala e é lacrada e guardada num caixa forte. Apenas alguns minutos antes do sorteio é que ela é aberta na presença dos auditores.

O sorteio é realizado na frente da população local da cidade escolhida bem como dos auditores. Tudo isso prova que as bolinhas dos sorteios da Caixa são de ótima qualidade e possuem a mesma probabilidade de caírem na caçapa do globo.

Resumindo.

As bolinhas dos sorteios da Caixa são fabricadas por uma empresa francesa que é muito experiente nesse negócio. Ela também fabrica as bolas utilizadas nos sorteios de outros países como França e Suíça, por exemplo. Todas são feitas em borracha maciça e analisadas pelo Inmetro.

Qual a sua opinião a respeito desse assunto? Você sabia dessas informações? Comente, dê sua opinião e compartilhe nossa página nas redes sociais que você mais gosta.

 

Veja também

Botão Voltar ao topo